domingo, 6 de julho de 2008

Mocotó

Esse é "O" LUGAR! E merece toda a minha homenagem.

O Mocotó nasceu como uma casa do norte, escondida no meio da Vila Medeiros, o que pra mim significa longe pra caramba! É como ir aonde o vento faz a curva... Mas vale muuuuuito a pena! E vale a pena ouvir essa história:

O Sr. José Almeida nasceu em Mulungu, um vilarejo no interior de Pernambuco, e chegou em São Paulo com 25 anos. Trabalhou em várias coisas, mas em 1973 montou a "Casa do Norte Irmãos Almeida" na Vila Aurora, em sociedade, e depois de 1 ano resolveu montar seu próprio bar na Vila Medeiros: Mocotó. O nome, é claro, veio do fato de ser uma casa que vendia produtos típicos do nordeste, mas também vendia um ótimo caldo de mocotó, servido no copo.

Como o empório ficava "apinhado" de gente e não tinha como servir mais todo aquele povo faminto, em 1979 ele montou a "filial" em frente a matriz. Foi tanto sucesso que em 1994 resolveu fechar a "matriz" e se dedicar somente às refeições.

Daí seu filho, o Rodrigo Oliveira, resolveu fazer gastronomia e dar um novo ar ao Mocotó. Os pratos continuam legítimos, perfeitos da culinária nordestina, mas o Chef Rodrigo trouxe novas receitas deliciosas. E, é claro que eu já experimentei quase tudo!


Começamos com o Bolinho de Tapioca, que nem está no cardápio. Mas é só pedir um petisco ao garçom que ele já sugere o bolinho e o pastel de carne seca, outra novidade. O Bolinho de Tapioca é sensacional! Com queijo derretido dentro e com um molhinho agri-doce maravilhoso. Que o Chef Rodrigo já me confessou que veio das Índias: ele tem um sabor bem "thai".


Depois partimos para a Carne de Sol na Brasa, que hoje em dia faz a fama de bom boteco do Mocotó. Vem com pimenta biquinho (docinha e pouco picante), alho assado e chips de mandioca. Realmente tem tudo para ser a estrela da casa. Depois do caldo de mocotó, é claro.


Em seguida, pedimos tudo o que temos direito: Baião de Dois, Feijão de Corda, Favada, Sarapatel e Mocofava. A dica é pedir o Baião de Dois e completar com qualquer dos outros pratos: o tipo 2 em 1 que vai super bem... além do que, sempre que você pede o Baião, ganha o purê e a Farofa do dia. Por quê "do dia"? Porque todo dia o Rodrigo inventa e faz o purê e a farofa com ingredientes diferentes: pode ser farofa de banana, ou de bacon, ou de alecrim... e o purê já provei de aipim, de batata com alho... É sempre uma novidade saborosíssima.


E junto a essa miscelânea de pratos, é claro que não podia faltar o Escondidinho: purê de mandioca cremoso com carne-seca desfiada e catupiry gartinado com queijo-de-coalho. DELICIOSO! A combinação e harmonia entre os ingredientes é coisa de outro mundo!


Pra finalizar, depois de toda essa comilança, só podia ter uma das melhores sobremesas que experimentei ultimamente: Sorvete de Rapadura com Calda de Catuaba, feita com melado de cana e pedacinhos da rapadura, maravilhosa! E olha que para uma chocólatra como eu, dizer que uma sobremesa que não contém esse fruto, é maravilhosa, é difícil, hein? Mas é claro que o Mocotó também tem uma sobremesa desse rei que também é sensacional: o Mousse de Chocolate com Cachaça. Huuummmmm...

Também já experimentei o Pudim de Tapioca com Calda de Coco Queimado, outra delícia; e o Sorvete de Caju com Castanha, novidade que também não aparece no cardápio mas faz a gente se deliciar.

Ai, ai... foi maravilhoso... Mas quase ia esquecendo... as bebidas, é claro! O Mocotó também é uma ótima cachaçaria, com uma carta contendo mais de 300 cachaças! E o curioso é que nesse cardápio existe até a categoria "engraçadas", onde encontramos títulos como "Amansa Sogra", "Consolo de Corno" e "Mundo das Mulheres". É claro que todas essas são de Pernambuco!

E com essas maravilhosas cahaças eles fazem maravilhosos coquetéis. Já provei as batidas de Cajá, Cupuaçu, Umbu e Coco. Também experimentei a Pinga Colada (cachaça, suco de abacaxi e leite de coco), a Garapa Doida (cachaça, melado de cana, suco de abacaxi e limão), o Leite de Onça (cachaça, leite condensado, mel, pó de guaraná e canela) e, o melhor de todos, o Mamulengo (cachaça, licor de cacau, chocolate e leite condensado) - olha a chocólatra aí de novo...

Mas a pedida desta vez, devido ao calor, foi a caipirinha de limão cravo. MARAVILHOSA!


Agora só tenho uma coisa a dizer: se você ainda naõ conhece o Mocotó, o que está esperando? E se já conhece, volte sempre, que o Sr. Zé Almeida e o Chef Rodrigo Oliveira vão te receber sempre de braços abertos!

Av. Nossa Senhora do Loreto, 1.100 - Vila Medeiros
Tel: 2951-3056

Nenhum comentário: