sábado, 31 de maio de 2008

O Alecrim

Pra começar este blog, vou fazer uma homenagem ao seu nome. É claro que eu não saí inventando canções ou poesias sobre o alecrim, pois não tenho dom para tanto. Mas fiz uma pesquisa sobre esta maravilhosa erva, que aqui compartilho com vocês. Quem sabe agora você não se inspire para ter um vasinho do nosso rei em casa ou simplesmente resolva utilizá-lo em seu próximo churrasco?



O alecrim ou rosmaninho (Rosmarinus officinalis) é um arbusto originário da Costa do Mar Mediterrâneo. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa "orvalho do mar".

Para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas. A igreja católica também o usava nos seus rituais, queimando-o como incenso.

Até hoje se diz que o alecrim é um excelente amuleto contra o "mal olhado".

Erva de um verde intenso, folhas espinhosas e sabor forte. Pertence à família das labiadas, é aromática e suas flores têm propriedades estimulantes. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.

Podem ser encontradas frescas ou desidratadas. O alecrim concentra mais seu sabor quando não está fresco. Neste caso, é recomendável usar uma quantidade menor. Tanto o ramo quanto suas folhas longas podem ser adicionadas às comidas. Excelente ingrediente para carnes, como cordeiro, frango assado, vitela, porco, carne vermelha, peixes, salsichas, lingüiças e batatas assadas.

Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.

Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais, religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia, pois contém tanino, óleo essencial, pinemo, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.

A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.
Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames.

A-d-o-r-e-i! Quer saber mais? Clique aqui.

Nenhum comentário: