quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O Básico Especial

Faz somente dois anos que descobri a gastronomia em minha vida... e me apaixonei! Foi no meu trabalho, como já falei aqui, que fui aprendendo e foi em casa, cozinhando para os amigos que me encontrei... na cozinha!

A primeira vez que cozinhei para os outros foi fazendo risotto. Tinha aprendido o de funghi, mas queria fazer algo diferente e me aventurei fazendo um de lingüiça calabresa, com vinho tinto... expectativa... ansiedade... e quando todos provaram... maravilhoso! A partir daí quando faço jantares em casa há disputa por um lugar... e quem não é convidado morre de ciúmes e me cobra durante um bom tempo... até chegar o próximo encontro...

Com toda essa motivação e incentivo dos amigos, fui me apegando mais a culinária. E montando a minha "cozinha"... que é bem diferente do que era antes, quando se cozinhava para sobreviver. Hoje ela é o coração da minha casa, de onde saem todos os sabores e emoções que podemos proporcionar para alguém.

Mas minha cozinha estava incompleta... por mais que tivesse todos os utensílios, panelas e aparelhos necessários, ainda faltava algo... Já tinha seus sabores e vários temperos que fazem de uma cozinha especial, mas ainda havia um lugar vazio...

Há pouco tempo atrás esse lugar foi preenchido: ganhei meu saleiro de porcelana, com tampa de madeira, presente de minha mãe. É claro que antes era possível cozinhar, mesmo com o sal em um tupeware, mas agora... Além de um simples tempero, o sal passou a ter charme!


E o moedor de pimenta, que ganhei no Natal passado, passou a ter companhia!

E isso fez da minha cozinha... e de mim, mais feliz!

Nenhum comentário: