Às vezes me dá uma preguiça de cozinhar à noite... e acabo apelando para os lanchinhos.
Não faz muito tempo, provei um croque madame feito pela Chef Talitha Barros que estava maravilhoso! Duas fatias de brioche, recheadas com queijo emmental e presunto cozido beeem fininho, que depois leva uma cobertura de molho béchamel bem espesso e vai ao forno, já é sensacional... e quando sai do forno ainda ganha um ovo frito "perfeito" por cima... Hummm!
Depois disso quis fazer em casa o croque monsieur, que não leva o ovo frito em cima - que seria o chapéu da madame, como diz a própria Talitha - mas que também é uma delícia.
Mas a preguiça de preparar o molho bechamel era tanta que acabei fazendo só o sanduíche e colocando no forninho... ficou muito bom! A vantagem de usar o brioche é que sua "enorme" quantidade de manteiga faz com que ele fique douradinho e não chega a queimar, deixando o sanduíche mais molhadinho e saboroso.
Alguns dias depois, fui fazer novamente, mas estava sem presunto... acabei fazendo um sanduíche só com o queijo emmental, que também ficou muito bom.
Continuando essa evolução na receita - ou seria involução? - resolvi fazer um lanchinho, mas coloquei o queijo em cima de uma fatia do brioche e levei direto ao forno... o queijo derretido em cima daquele pão que fica douradinho por baixo, parecendo uma torrada, acabou me inspirando...
Resolvi incrementar um pouco, colocando adivinha o quê? Nosso rei, o alecrim! Salpiquei um pouquinho dele seco sobre o sanduíche e levei ao forninho... Nooossa! Que gostoso!

Assim inventei o croque rosemary! Que fica ótimo com uma boa taça de vinho... ainda mais nesses dias friozinhos de inverno. Experimenta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário